Educação discute com comitê e equipe pedagógica data de retorno às aulas com revezamento de alunos

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Suspensas desde o dia 17 de março do ano passado, o retorno para as salas de aula gera dúvidas por parte dos pais e profissionais de ensino. Em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), novas discussões são realizadas para definir a data do início das aulas presenciais no esquema de revezamento de turma. A decisão leva em consideração o anúncio oficial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), do retorno das aulas da rede para agosto, e uma pesquisa online realizada com a comunidade escolar.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o município não retornará as aulas em agosto, porém já adquiriu materiais de biossegurança e planeja para que retorno seja minimamente viável e seguro ainda no segundo semestre de 2021. “Já houve discussão com o Conselho Municipal de Educação, e agora vamos nos reunir com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia e equipe pedagógica das unidades de ensino. Estamos nos adaptando afim de que o plano de revezamento de turmas e as medidas necessárias sejam seguras”, comenta a secretária da pasta, Paula Regina Fraga.

Ainda, de acordo com a gestora, o retorno é complexo em especial na disponibilidade dos pais em encaminharem seus alunos, das especificidades de cada alunos e de cada escola. “Tivemos que nos adaptar à pandemia e agora vamos enfrentar outra adaptação com um novo modelo de ensino. Sobretudo o objetivo da Secretaria é recuperar os impactos sofridos e fornecer segurança a todos”, finaliza.

Dados levantados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) apontam que 51,6% dos pais encaminhariam seus filhos para as aulas no sistema híbrido, enquanto que 48,4% não concordam com o retorno. Já os profissionais da educação opinaram que para a volta todos devem estar vacinados com a segunda dose, sendo 59,6 % contra e 40,4% favoráveis. O levantamento foi realizado do dia 12 a 20 de junho, onde 682 pais e 94 profissionais participaram de forma espontânea da pesquisa.